Biologia Huh
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Tapiridae
Gênero: Tapirus
Espécie: Tapirus terrestris
Anta
Alimentação: Herbívoro, alimenta-se de folhas, frutos, vegetação aquática e capim. Mas pode se alimentar de frutos também. É um importante agente dispersor de sementes.
Reprodução: Têm apenas um filhote por vez com uma gestação de 13 meses aproximadamente. Os filhotes nascem com uma camuflagem de listras e manchas que desaparece até os 8 meses de vida, permanecem com a mãe até os 11 meses de idade.
O processo do acasalamento pode durar até 4 horas.
Habitat: A anta brasileira vive na Amazônia, na mata atlântica, no pantanal e no cerrado. Ela também pode ser encontrada em toda América do Sul exceto no Chile e no Uruguai.
Atividade: Principalmente noturna, passa o dia dormindo escondida, já durante a noite sai para pastar. Tem hábitos solitários encontrando outros de sua espécie apenas na época de reprodução. Quando precisar fugir, ela é capaz de galopar derrubando arbustos e pequenas árvores porque é um animal forte e pode escalar lugares íngremes. Além disso é uma ótima nadadora. Podem viver até 35 anos em cativeiro.
Classificação IUCN: Vulnerável - Principais ameaças são a caça ilegal e a perda de habitat devido o desmatamento.
Características Gerais: A anta é um mamífero de grande porte, cujo corpo mede de 1,70 a 2,00 m e pode pesar até 300 kg. É o maior mamífero do Brasil e o segundo da América do Sul. Possui uma probóscide, usada para pegar frutas e folhas.
Predadores: As sucuris e onças são uns de seus principais predadores, mas é claro que o homem também se encontra na lista.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primatas
Família: Cebidae
Género: Saimiri
Espécie: Saimiri sciureus
Mico-de-cheiro
Alimentação: Considerado frugívoro e insetívoro. Também procura por moluscos e pequenos vertebrados. Obtêm a maioria da água nos alimentos consumidos.
Reprodução: Os machos se misturam com