Biologia Geral 1
O Hexapoda contem de 870 mil ate 1.200.000 espécies descritas, é considerado de longe o maior táxon de animais considerando os que têm o mesmo nível hierarquio. Essa enorme diversidade é fruto da adaptação da vida no ambiente terrestre, evoluiu junto com as plantas que produzem flores devido à correlação entre eles.
O sucesso obtido nas classes dos insetos e certamente atribuído a vários fatores como o esquema corpóreo de artrópodes, resistência à dessecação, ao voo e principalmente ao desenvolvimento holometábolo (indireto).
Desenvolvimento
Há quatro padrões básicos no desenvolvimento dos insetos e que pode ocorrer a transformação ou crescimento do inseto, desenvolvimento ametábolo, onde os jovens são idênticos aos adultos exceto pelo tamanho e maturidade sexual. No desenvolvimento hemimetábolo, os jovens não têm asas são sexualmente imaturos e não parecem muito com os adultos. Paurometábolo possui metamorfose gradual ou incompleta, essas características e comum em gafanhotos, baratas, tesourinhas, percevejo, entre outros parecidos com desenvolvimento hemimetábolo com exceção de que os adultos e ninfas são morfologicamente semelhantes. Holometábolo caracteriza - se pela metamorfose completa e desenvolvimento indireto, uma mudança grande dos padrões de desenvolvimento dos demais hexápodes, isto é uma característica dos holometábolos.
Reprodução
No sistema reprodutivo a fertilização é interna, os espermatozoides são transferidos por forma direta por meio de copula, embora em alguns casos transferência ocorre de forma indireta em alguns apterigotos.
Sistema reprodutor feminino
O sistema reprodutor feminino é constituído por dois ovários dorsolaterais com ovidutos Sistema reprodutor masculino
No sistema reprodutor masculino os machos possuem um par de testículos, um par de dutos espermáticos laterais e um duto ejaculatório mediano que se abre em um pênis ventral que fica localizado no nono segmento abdominal. Bibliografia
Zoologia dos