BIOLOGIA GENETICA
Cada característica é determinada por fatores hereditários, presentes aos pares em um indivíduo. Um dos fatores é herdado da mãe e o outro do pai. .
Os fatores de cada par se separam (ou segregam) durante a produção de gametas. Se o indivíduo for puro, todos os gametas serão iguais, se for híbrido, a metade dos gametas será de um tipo e a outra metade do outro tipo.
Segunda lei de Mendel:
A única diferença entre a primeira lei e a segunda é que na primeira Mendel estudou apenas 1 caracteristica por vez,e já na segunda ele estudou duas ao mesmo tempo.
Os fatores para duas ou mais características segregram-se, distribuindo-se independentemente
Polialelia – são caracteristicas que possuem mais do que 2 alelos. Surge com o acumulo de mutações de um gene ao longo das gerações. E Grupos sanguíneos se refere ao sistema ABO, um caso de polialelia, onde os alelos IA e IB são dominantes sobre o alelo i, contudo IA e IB são codominantes entre si.
A Interação Gênica;
O fenômeno denominado interação gênica consiste no processo pelo qual dois ou mais pares de genes, com distribuição independente, condicionam, conjuntamente, um único caráter.
Como exemplo de interação gênica não epistática, vamos considerar a forma das cristas em galinhas, que pode manifestar-se com quatro fenótipos diferentes: ervilha, rosa, noz e simples.
Vários cruzamentos entre essas aves permitiram concluir que o caráter em questão depende da interação entre dois pares alelos: R e E. Cada um desses pares apresenta um gene que atua como dominante (R ou E) em relação ao seu alelo recessivo (r ou e). Os experimentos demonstraram o seguinte tipo de interação:
crista ervilha: manifesta-se na presença do gene E, desde que não ocorra o gene R.
crista rosa: manifesta-se na presença do gene R, desde que não ocorra o gene E.
crista noz: manifesta-se quando ocorrem os gene E e R.
crista simples: manifesta-se na ausência dos genes E e R.