Biologia em sala de aula
Secretaria de Educação à Distância
Licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática
Profªs. Alessandra Cardozo de Freitas
Tutoras: Lucinalva Souza e Luciane Almeida
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA
NOÇÕES GERAIS
O planejamento na escola deve se constituir um processo de reflexão direcionado à sistematização das ações que favoreçam a consecução dos objetivos educacionais. A materialização desse processo compreende a elaboração de difrentes planos, a exemplo do plano de aula.
CONCEITO
O Plano de aula é o documento que apresenta o detalhamento do plano de ensino (ou projeto didático) em uma situação didática real – A AULA, que envolve uma sequência articulada de fases: preparação e introdução do conteúdo; tratamento didático; aprimoramento dos conhecimentos e habilidades; exercícios de aplicação; e avaliação dos resultados.
COMPONENTES DO PLANO DE AULA
1 IDENTIFICAÇÃO: indicação do nome da escola; turma e nível de escolarização (fundamental ou médio); turno; disciplina, professor-tutor; nº de alunos; período de execução do plano de aula, incluindo a quantidade de aulas prevista; estagiários responsáveis; tópico que será abordado).
2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: definição das ações e comportamentos que se pretende que os alunos aprendam durante uma ou várias aulas. É importante especificar os objetivos específicos de natureza conceitual, procedimental e atitudinal, em consonância com o tópico da unidade didática abordado na aula. Para tanto, podem ser feitas as seguintes perguntas:
- O que eu quero que meus alunos aprendam?
- Que atitudes?
- Que conceitos e procedimentos pretendo que meus alunos desenvolvam e/ou aprimorem?
3 CONTEÚDOS: indicação do tópico a ser abordado e dos subtópicos a ele relacionados, contemplando conceitos, procedimentos e atitudes em uma sequência lógica, de modo a formar um todo significativo.
4 DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO: a descrição dos métodos,