Biologia do x
-orgãos envolvidos
-caracteristicas de cada um -características que de pra gente comparar um com o outro (por exemplo, o que surgiu de eficiente em répteis que nao tinha em peixe, o que tem a mais nas aves.)
Com exceção do avestruz, as aves não apresentam bexiga urinária (possivel adaptação ao voo?). Sistema comum de aves composto por rim- ureter e cloaca. Por não possuir bexigas o produto final do metabolismo é armazenado nos rins, passa pelos ureteres e é eliminado juntamente com as fezes pela cloaca, a urina é pastosa
Possuem rins metanefríticos: derivado do mesoderma
Metanefro – o terceiro rim ou rim definitivo, tem uma localização posterior, junto ás vértebras lombares, perde a estrutura segmentar presente até aqui. Formado por muitos nefrónios, nos quais desaparece o nefróstoma, dando-se a filtração apenas do glomérulo para a cápsula de Bowman. Este rim mais evoluído é funcional em répteis, aves e mamíferos.
Ácido úrico: menos tóxico e pouco solúvel; é excretado como uma suspensão semi-sólida por aves e répteis.
Os rins de mamíferos e aves utilizam filtração, reabsorção, secreção e um mecanismo de contra-corrente para produzir uma urina hipertônica.
Animal Habitat Produto de excreção Concentração sanguínea em relação ao meio Concentração das excreções em relação ao sangue Órgãos excretores Osmorregulação
Répteis e Aves Água salgada Ureia e ácido úrico Hipotónica Hipertónica Rins metanefros Bebem água e excretam sal Terrestre Ácido úrico - Hipertónica Rins metanefros Bebem água
Aves - a reabsorção de água é tão grande que se produz urina hipertónica em relação ao plasma (por vezes mais de 8 vezes mais concentrada).
Este fato resulta do nefrónio destes animais apresentar ansas de Henle muito longas e que penetram fundo na medula, onde o meio intersticial tem elevada pressão osmótica, atraindo grande quantidade de água para fora do tubo. Nas aves a ansa de Henle é mais curta, mas a cloaca reabsorve, ainda, alguma água.