Biologia do cancer
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Genética e Morfologia
Biologia do Câncer – Turma: 2o /2014
Aluno: André Luiz Teixeira
Questionário 2 - Aula: Virus tumorais/Oncogenes
Questão 1. Ao estudar câncer, você frequentemente cultiva células em placas de petri, alimentando-as com soro com fatores de crescimento e permitindo o crescimento por duas semanas. Às vezes, após a incubação de grupos, você detecta os seguintes resultados ao observar a lateral de uma placa de cultura. incubação de grupos, você detecta os seguintes resultados ao observar a lateral de uma placa de cultura.
Qual a placa apresenta células transformadas: Explique. A placa de petri do grupo A, apresenta células transformadas, levando em conta os trabalhos de Rubin, Howard Temin e outros que concluírem que o processo de transformação celular poderia ser realizado dentro dos limites de uma placa de Petri, e não apenas no ambiente de tecido vivo, por ser muito complexo e difícil de ser estudado.
Pode-se dizer que a placa de petri do Grupo B apresenta a formação de uma monocamada de células que teve seu crescimento interrompido a partir do instante que passa a ter contato entre as células, à proliferação é interrompida, ocorrendo assim o processo conhecido por inibição por contato. Entretanto a placa de petri do grupo A apresenta uma morfologia de acumulo de células umas sobre as outras, formando uma grossa massa de células, indicando a perde de inibição por contato, sendo conseqüência de uma proliferação descontrolada.
Questão 2. Explique porque o vírus de RSV é um retrovírus de transformação rápida, enquanto que o vírus da leucose aviária, AVL, leva tanto tempo pra induzir câncer?
O vírus da leucose aviaria (AVL) não carrega em seu genoma um proto-oncogene, adquirindo o mesmo de forma lenta a partir do genoma de células hospedeiras depois de infectadas, as quais liberam partículas virais, sem qualquer alteração no formato e no