Biologia das espécies
Disciplina: Biologia
Professor: Valderez Schimdt
Turma: 301 - 3º ano E.M.
Artrópodes e Equinodermos
Alunos:
Ana Paula
Débora Pires da Silva
Fernanda
Maiara D’Avila Silva
Roberto Sabbadin
Teutônia, 18 de agosto de 2011, quinta-feira.
Introdução
Os Artrópodes, do filo Arthrópoda(Arthros, articulação e podos, pés) e os Equinodermos, do filo echinodermata (echinos, espinho e derma, pele) são classificações que englobamos insetos, as aranhas, os crustáceos e outros subgrupos menores sendo exemplos de Artrópodes e as estrelas-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar como exemplos de Equinodermos.
Os Equinodermos são animais exclusivamente marinhos, que vivem em profundidades, normalmente, grandes e possuem formas variadas. Em geral são de vida livre e, também, apresentam sexos separados; seus gametas são lançados na água onde posteriormente se tornam ovos. Uma curiosidade é que ele é o maior filo animal que não possui nenhuma representação em água doce e nem em vida terrestre.
Os Artrópodes, por sua vez, são extremamente diversificados, sendo encontrados em vários ecossistemas e ambientes: terrestre, aéreos, marinhos e de água doce. Sendo subdivididos em classes de acordo com critérios como a divisão do corpo e o número de apêndices; as mais importantes são: classe Chilopoda, classe Diplopoda, classe Arachnida, classe Crustacea e classe Insecta. E serão abordadas com mais precisão no desenrolar do trabalho. E quanto à reprodução eles são dioicos.
Artrópodes
Trata-se de um filo extremamente diversificado, com representantes em quase todos os ecossistemas. Já foram identificadas um milhão de espécies, mas tudo indica que isto seria mais ou menos 10% de todos os Artrópodes existentes.Entre seus representantes temos os insetos, aranhas, escorpiões, caranguejos, camarões, além das centopeias, lacraias e piolhos-de-cobra.Uma curiosidade é que este filo apresenta os únicos invertebrados capazes de voar, os