biologia cuja amo
1. Explique a importância que os telômeros desempenham no cromossomo.
Eles protegem a parte codificante do DNA durante os processos de duplicação do material genético. 2. Classifique os cromossomos quanto à posição do centrômero.
Metacêntrico (centrômero no meio), submetacêntrico (centrômero próximo ao meio), acrocêntrico (centrômero perto da extremidade), telocêntrico (centrômero na extremidade). 3. De que forma uma célula pode dividir-se em duas, através da mitose, com o mesmo número de cromossomos da célula original?
Antes de iniciar a divisão, durante a fase S da interfase, seu material genético é duplicado. 4. Em termos genéticos, o que caracteriza uma célula de uma pessoa com síndrome de Down, com síndrome de Turner e com síndrome de Klinnefelter?
Síndrome de Down – tem 3 cromossomos 21;
Síndrome de Turner – só tem um cromossomo sexual, um X;
Síndrome de Klinnefelter- tem 3 cromossomos sexuais, dois X e um Y. 5. Caracterize a estrutura da carioteca.
É uma membrana dupla, fosfolipoproteica, com poros. 6. Diferencie aneuploidia de euploidia.
A aneuploidia é um tipo de alteração cromossômica numérica em que ocorre perda ou adição de cromossomos inteiros isolados. Na euploidia, ocorrem alterações em lotes inteiros de cromossomos. 7. Descreva o ocorre nas fases G1, S e G2 da interfase.
G1 – a célula desempenha seu metabolismo habitual;
S – ocorre a duplicação do material genético;
G2 – momento que antecede o início da divisão celular. 8. Cite os principais acontecimentos de uma célula em mitose durante a:
a) prófase – desaparecimento da carioteca e do nucléolo, condensação dos cromossomos e formação das fibras do fuso mitótico.
b) metáfase – formação da placa metafásica.
c) anáfase – separação das cromátides-irmãs.
d) telófase – reaparecimento da carioteca e do nucléolo, desespiralização dos cromossomos e desaparecimento das fibras do fuso. 9. Compare e diferencie os fatos