biologia-ciclo das rochas
Bem, a expressão “Tudo o que nasceu vai morrer” refere-se , por exemplo as rochas magmáticas, há uma erupção vulcânica e o lava sai para o exterior , formando uma rocha extrusiva com os cristais pouco desenvolvidos , passado muito tempo , com a ajuda do vento, chuva , etc. a rocha vulcânica sofre meteorização e erosão , transformando a rocha em sedimentos ou também pode-se referir as rochas metamórficas que são rochas que se formam a partir de qualquer rocha pré-existente por ação do metamorfismo. O metamorfismo que esta na origem destas rochas pode ser de dois tipos :
Metamorfismo de contato que ocorre em zonas onde se verificam intrusões magmáticas, em que o magma se introduz no meio das rochas. O calor proveniente do magma pode metamorfizar as rochas encaixantes.
Metamorfismo regional que ocorre em regiões em que as rochas ficam submetidas a tensões e temperaturas elevadas, como acontece nas zonas de colisão de placas continentais.
A seguinte citação “tudo o que foi reunido será espalhado, tudo o que foi acumulado terá fim, tudo o que foi construído será derrubado,” na minha opinião refere-se as rochas sedimentares que são formadas por sedimentos das outras rochas , como por exemplo restos da rocha magmática acima referido , também são formadas por argilas , areias e resto de animais , como conchas e ossos . As rochas sedimentares são formadas do seguinte modo : Meteorização (desagregação de uma rocha em detritos) →Erosão (os detritos são removidos da rocha por ação dos agentes erosivos) → Transporte → Sedimentação (acumulação e deposição dos detritos, por perda de energia do agente de transporte, passando a designar-se por sedimentos). Ou também:
Diagénese (formação de uma rocha sedimentar consolidada, por desidratação dos sedimentos, compactação e cimentação) → Compactação (devido à constante deposição de sedimentos, aqueles que estão nas camadas inferiores vão sendo compactados) → Cimentação (os sedimentos podem ficar agregados por