Biologia celular
Introdução - Conceitos gerais e históricos
Biologia: é o estudo da vida. É um campo da ciência que examina a estrutura, função, crescimento, origem, evolução e distribuição de coisas vivas no passado e presente.
Classifica e descreve as várias formas de organismos, como eles funcionam, como as espécies vêm a existir e as interações que os organismos têm com outros e com o ambiente natural.
Biologia celular ( parte da biologia que estuda a estrutura e o funcionamento da célula.
( O que é célula?
- pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa de agentes químicos, dotadas com uma extraordinária capacidade de criar cópias de si mesmas pelo crescimento e posterior divisão.
- uma pequena massa de substância viva, capaz de exercer funções fundamentais (metabolismo, autoreprodução, hereditariedade e mutação).
- São unidades estruturais e funcionais que constitui os seres vivos. Representa a menor porção de matéria viva. Toda atividade vital dos seres vivos dependem da célula. A nível estrutural podem ser comparadas aos tijolos de uma casa, a nível funcional podem ser comparadas aos aparelhos e eletrodomésticos que tornam uma casa habitável. Cada tijolo ou aparelho seria como uma célula.
Teorias sobre a origem e evolução das células
O problema da origem das células está diretamente relacionado com a origem da vida em nosso planeta. Admite-se que as primeiras células que surgiram na terra foram os procariontes. Isso deve ter ocorrido há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambiano.
Naquela época a atmosfera provavelmente continha vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico (gases). O oxigênio livre só apareceu depois, graças à atividade fotossintética das células autotróficas.
A superfície da Terra estaria coberta por grande quantidade de água (grandes oceanos e lagoas), rica em moléculas