biologia celular
1. Os métodos de preparação de amostra para microscópio eletrônico passam por uma etapa de desidratação?Por quê?
R: Porque na microscopia eletrônica de transmissão os feixes de elétrons não conseguem atravessar matérias muitos espessos, que por isto precisam ser cortados. A desidratação e a inclusão em uma resina rígida evitam deformação no corte. Mas , sobretudo , a desidratação é muito importante porque na maioria dos microscópio eletrônico o material precisa estar no vácuo para interagir com o feixe de elétrons.
2. Que método você escolheria para avaliar se uma determinada proteína da qual você só sabe o peso molecular, este presente em uma amostra?
R: Eletroforese em gel poliacrimida com SDS (SDS-PAGE)
3. Uma proteína integral da membrana plasmática deve necessariamente ter uma parte da cadeia exposta do lado citoplasmático e outro do lado extracelular. Justifique. R: As proteínas ancoradas por GPI não tem nenhum domínio exposto ao citoplasma e as proteínas ligadas covalentemente e diretamente a ácidos graxos não tem nenhum domínios exposto ao meio extracelular. Ambos os tipos são proteínas integrais sem serem transmembranas.
4. O que são domínios lipídios?
R: São regiões da membrana plasmática rica em fosfolipideos de cadeias longas e colesteróis, porque isto apresenta baixa fluidez. Essas regiões tem papel funcional e comportam –se como uma jangada flutuando e por isto são chamadas plataformas lipídicas (lipid rafts).
5. O que leva um canal iônico a se abrir?
R: A chegada de um estimulo, que pode ser um ligante, a despolarização da membrana (voltagem) ou mesmo um estimulo mecânico.
6. Qual a principal característica dos receptores enzimáticos?
R: São proteínas transmembranas com o sitio ativo de reconhecimento do ligante voltado para o meio extracelular, e o sito catalítico voltado para o citoplasma.
7. Cite pelo menos duas diferenças entre transporte do tipo carregadores e do tipo canal.