Biologia celular
COMISSÃO PERMANENTE PARA OS VESTIBULARES
Biologia
A prova de Biologia do Vestibular Unicamp procura avaliar o conhecimento, a compreensão e a aplicação dos conceitos básicos do ensino médio, abrangendo amplamente o conteúdo programático. Visa também a verificar a capacidade de estabelecer relações entre os diferentes fenômenos biológicos, reconhecendo a unidade dentro da diversidade. Assim, têm sido solicitadas explicações para fenômenos observados no cotidiano do candidato, interpretação e análise de informações apresentadas em gráficos, figuras, tabelas, experimentos e interrelação de conhecimentos dentro dos diferentes campos da Biologia e com outras áreas. São utilizadas também informações veiculadas pelos meios de comunicação valorizando o candidato que procura se manter informado e que faz uma leitura crítica com base nos conhecimentos de Biologia adquiridos no ensino médio. As doze questões da 2ª fase apresentam itens que permitem estabelecer graus diferentes de dificuldade, direcionar as respostas e tornar a correção mais precisa e objetiva.
QUESTÃO 13
No século XVIII foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria. a) Por que o camundongo morria no primeiro experimento? b) Que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo? Explique. c) Quais as organelas celulares relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b?
Resposta esperada
a) Porque o O2 disponível era gasto com a respiração do camundongo. (1 ponto) b) Fotossíntese e Respiração. Porque a planta, utilizando o CO2 liberado na respiração do camundongo (e da planta), fazia fotossíntese, liberando O2 que o animal usava na respiração. (2 pontos) c) mitocôndria -