biologia celular
UNIDADE SÃO BERNARDO DO CAMPO
MEDICINA VETERINARIA – BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013-09-03
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA
UNIDADE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Etapa 1 do Trabalho de Biologia Celular e Embriologia
Trabalho apresentado à disciplina de Biologia Celular e Embriologia do Curso Medicina Veterinária para avaliação
Orientador:
Luciana
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013-09-03
Procariontes
Procariontes, procariotas ou procariotos são organismos unicelulares na sua vasta maioria e que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico.
Esta definição engloba todos os organismos dos domínios Bactéria, tais células possuem diversas outras diferenças se compararmos com as células eucarióticas. Elas não possuem a maior parte das organelas (o ribossomo é presente), seu DNA é cíclico, a fluidez de suas membranas é controladas por fosfolipídios, não se juntam formando organismos pluricelulares, já que não tem a capacidade de formar tecidos, etc.
Além do núcleo, os procariontes também não possuem outras organelas celulares (como mitocôndrios ou cloroplastos) e o seu citoplasma não é dividido em compartimentos, ao contrário do que acontece nos eucariontes. O DNA dos procariontes, geralmente composto por um único cromossoma circular. Este não constitui, no entanto, um verdadeiro núcleo. Também pode existir DNA sob a forma de anéis, os plasmídeos.
Os procariontes apresentam metabolismos muito diversificados, o que é refletido na sua capacidade de colonização de diferentes ambientes, tais como tratos digestivos de animais, ambientes vulcânicos, ambientes salobros, etc. Apesar de não possuírem organelas celulares, podem conduzir