Biologia Celular
Disciplina: Biologia Celular
Diluição Seriada
INTRODUÇÃO
As soluções são misturas homogêneas formadas pelo soluto (aquele que é dissolvido) e o solvente (aquele que dissolve). Diluir uma solução consiste em adicionar a ela uma porção de solvente puro. Atividades comuns do dia a dia, como acrescentar água a um suco de fruta, misturar o detergente na água durante a lavagem de roupas, adicionar água a um medicamento ou aplicar solventes próprios às tintas para deixá-las mais fluidas são bons exemplos de diluição. O procedimento inverso à diluição é a concentração de soluções.
MATERIAIS E MÉTODOS Os materiais utilizados foram: proveta, pipeta gradativa, Becker, balão volumétrico e tubo de ensaio.
Inicialmente foram colocados 95mL de água destilada em uma proveta e logo depois foram pipetados 15mL de azul de metileno criando uma solução de 110mL. Posteriormente foram medidos 50 mL da solução anterior e depois foi transferida para um balão volumétrico. Depois se usou a pipeta para encher 4 tubos de ensaio com 2,7 mL de água destilada. Então utilizando a pipeta foram retirados 0,3 mL se solução do balão volumétrico e colocados no tubo de ensaio numero1, então foi retirados 0,3 mL do tubo de ensaio numero 1 e colocados no tubo de ensaio numero 2, e se repetiu o processo ate chegar no quarto tubo de ensaio.
RESULTADO
Notou-se uma diminuição na coloração conforme a solução foi dividida entre os tubos de ensaio. O primeiro tubo apresentava uma coloração mais forte do que os seguintes. Esse processo se chama Diluição Seriada.
DISCUSSÃO Houve um erro no inicio do teste onde as soluções foram acrescentadas na ordem errada, o azul metileno deveria ter sido aplicado antes da água destilada e também foram colocados 0,5 mL a mais de metileno, Houve também um erro no momento de acrescentar