biologia celular
1.Introdução
A membrana plasmática, também conhecida por plasmalema, é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intra-celular, o citoplasma, e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
A membrana celular não é estanque, mas uma “porta” selectiva que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio.
O presente trabalho de pesquisa visa em agrupar todos dados e informações possíveis no que diz respeito à membrana plasmática dada a sua extrema importância na protecção de material interno dando maior estabilidade do mesmo, bem como no reconhecimento de outra células , inclusive patógenos .
Sendo a membrana plasmática aquela que reveste toda e qualquer célula, seja eucariotica e procariota apresamos compreender todos aspectos no que tange a evolução dos modelos de estrutura, composição química, fisiologia e transporte.
2. Objectivos
2.1Objectivos geral: fazer a pesquisa bibliográfica sobre membrana plasmática
2.2 Objectivos específicos:
Definir a membrana plasmática, sua função e importância.
Identificar a evolução dos modelos propostos da estrutura da membrana plasmática
Descrever a composição química da membrana plasmática
Descrever a fisiologia e transporte ao nível da membrana plasmática
3. Materias e metodos
Esferografica
Bloco de anotações
Computador
4. Metodologia
O presente trabalho foi executado basicamente em pesquisa bibliografia sobre aspectos inerentes a membrana plasmática. A pesquisa singrou - se restritamente e consulta em sites da internet.
5.