Biologia celular e molecular
SÃO LUIS
ABRIL - 2014
ANDREIA RODRIGUES
SERGIANE OLIVEIRA ALMEIDA
JOTONI DE CARVALHO ALMEIDA
BRENDA
Trabalho apresentado ao Professor Neto Mesquita da disciplina de Ciências Moleculares e Celulares da turma B, turno Noturno do curso de Farmácia.
Faculdade Pitágoras/Fama 3 1-INTRODUÇÃO
Não poderíamos falar dos componentes celulares sem antes revisarmos o que é a célula e sua função para o ser vivo.
O ser humano assim como todo ser vivo é formado por células, também são unidades de funcionamento, por isso dizemos que a célula é a unidade morfológica (formadora) e fisiológica (de funcionamento) dos seres vivos. Podem ser classificadas em dois tipos: procarióticas e eucarióticas.
Mais afinal, o que há no interior dessa célula que contribui para um funcionamento tão perfeito? É o que estudaremos a seguir.
4 A CELULA EUCARIOTICA
Apresentam três componentes básicos:
1. A membrana plasmática, que é o envoltório da célula.
2. O citoplasma, material fluido preenchendo seu interior.
3. Material Genético.
Na célula eucariótica o material genético fica separado do citoplasma por uma estrutura membranosa, a carioteca ou envoltório nuclear, constituindo o núcleo. É o tipo celular que forma o corpo de certos organismos unicelulares como amebas, paramécios e o plasmódio (protozoário causador da malária), e de todos os multicelulares como fungos, plantas e animas.
O núcleo é ausente nas células procarióticas, que são as que formam o corpo das bactérias e cianobactérias, que são unicelulares.
Existe grande variabilidade na forma das células eucarióticas, o que determina a função de uma célula é sua função especifica.
5
Outros determinantes da forma de uma célula podem ser o citoesqueleto presente em seu citoplasma, a