biologia analises clinicas
A teoria celular, formulada, por volta de meados do século XIX, por dois cientistas alemães, Mathias Schleiden (1804-1881) eTheodor Schwann (1810-1882), defendia que todos os seres vivos são constituídos por células, que a célula é uma espécie de "fábrica química" onde se realizam todos os processos necessários à vida do organismo e que cada célula deriva de uma outra célula.
A CÉLULA
É uma unidade microscópica que constitui os seres vivos. Os seres vivos constituídos por uma única célula são os unicelulares e os que são formados por muitas células são os pluricelulares.
Os seres vivos que possuem células formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo definido são denominados EUCARIONTES. Os organismos que não apresentam núcleo bem definido são denominados PROCARIONTES.
O grupo dos eucariontes compreendem plantas, fungos e animais.
O grupo dos procariontes compreendem as bactérias, cianobactérias, etc.
Os vírus não estão incluídos em nenhuma das classificações celulares, pois não são formados por células. São parasitas obrigatórios das células. Só se reproduzem no interior destas e não por divisão dos pré-existentes, mas por montagem de componentes virais sintetizados pela célula hospedeira.
FORMA DAS CÉLULAS
A forma das células é bastante variada e geralmente relacionada com sua função. Existem células achatadas revestindo os vasos sanguíneos, células colunares forrando o estômago, células esféricas como os ovócitos, células discoides como as hemácias de mamíferos, células estreladas como os neurônios, células fusiformes que compõe tecidos, etc. MEMBRANA PLASMÁTICA
A membrana plasmática só é visível ao microscópio eletrônico (ME) e possui uma espessura de 5 nm, aparece como uma estrutura trilaminar; onde as lâminas externas são escuras (elétron-densas) e a interna é clara (elétron-luscente).
As duas camadas externas da membrana contém fosfolipídios, glicolipídios e colesterol, que apresentam grupamentos não polares