biologia agora
O homem sempre sentiu necessidade de reproduzir a realidade e as coisas que povoam sua imaginação. Não se sabe exatamente quando o primeiro homem registrou com as próprias mãos, nas paredes das cavernas onde morava, aquilo que via e desejava.
Definição
O termo se aplica à pintura que representa fatos históricos, cenas mitológicas, literárias e da história religiosa. Em acepção mais estrita, refere-se ao registro pictórico de eventos da história política. Batalhas, cenas de guerra, personagens célebres, fatos e feitos de homens notáveis são descritos em telas de grandes dimensões. Realizadas, em geral, sob encomenda, as pinturas históricas evidenciam um tipo de produção plástica comprometida com a tematização da nação e da política. Se os acontecimentos domésticos, o cotidiano e os personagens anônimos são registrados pela pintura de gênero, os grandes atos e seus heróis são narrados em tom elevado e estilo grandioso pela pintura histórica. O desafio pictórico colocado por essas telas reside na experimentação simultânea de diferentes gêneros artísticos: das paisagens e naturezas-mortas (nos panos de fundo e elementos do cenário); dos retratos e cenas de gênero (ensaiados na caracterização dos personagens e ambiências). A realização de telas com grande número de elementos, por sua vez, incita os pintores a procurarem soluções inéditas em termos de composição.
Artes
Principais representantes
Principais obras
Características
Botticelli (Itália)
Nascimento de Vênus
Foi notável desenhista, retratando com domínio técnico apurado o naturalismo
Leonardo Da Vinci (Itália)
A Ceia e A Gioconda (pintura)
Homem síntese do Renascimento Além de pintor e escultor foi engenheiro arquiteto e inventor. Introduziu na pintura o contraste entre as sombras e as partes claras
Michelangelo (Itália)
Teto da Capela Sistina (pintura) Pietá, Moisés, e Davi (escultura) Cúpula da Catedral de São Pedro (arquitetura)
Pintor e escultor. Também como escultor e