Biologia 2 colegial
No citoplasma, região entre a membrana plasmática e o núcleo, há o citosol (hialoplasma ou matriz do citoplasma), material gelatinoso formado por íons e moléculas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em água, e várias organelas, como os centríolos, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, as mito-côndrias e os cloroplastos (estas duas últimas serão estudadas nos capítulos de respiração e de fotossíntese). Essas estruturas celulares desempenham funções específicas na célula, de forma semelhante aos órgãos nos organismos desenvolvidos.
1. Citosol e citoesqueleto
No citosol realizam-se diversas reações químicas do metabolismo, como a fase inicial da respiração celular e a síntese de várias substâncias.
Nas células eucariotas, essa região contém um emaranhado de tubos ocos, os microtúbulos - formados por proteínas esféricas, as tubulinas - e os microfilamentos - formados por uma proteína contrátil, a actina. Essas duas estruturas formam uma rede que se estende por todo o citoplasma, compondo o citoesqueleto, uma espécie de esqueleto celular, que ajuda a manter a forma da célula, serve de sustentação às estruturas celulares, como as microvilosidades, e participa de diversos movimentos celulares, como o amebóide e a ciclose.
Característico das amebas, o movimento amebóide depende de contrações da actina e de pseudópodes, que servem para locomoção e captura de alimentos (fagocitose).
Esse movimento pode ocorrer em outras células, como nos glóbulos brancos do sangue.
A ciclose é uma espécie de corrente citoplasmática, característica de células vegetais, também dependente das contrações da actina. Nesse movimento, o citoplasma circula ao redor da célula, entre a parede celular e os vacúolos, e ajuda a distribuir as substâncias.
2. Centríolos, cílios e flagelos
Os centríolos são pequenos cilindros presentes na maioria das células eucariotas, com exceção de alguns seres unicelulares, dos fungos e da