Biologia 13 04
Albumina: é um tipo de proteína globular, formada exclusivamente por aminoácidos é a principal proteína presente na clara do ovo.
Caseína: é composta por aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo não consegue produzir. É encontrada no leite de vaca, perfazendo cerca de 80% do conteúdo proteico desse alimento. O leite humano também contém caseína, só que em quantidades menores, de 20% a 45% do total de proteínas.
HDL (Lipoproteína de alta densidade):são as principais transportadoras de fosfolipídios. Quando estão circulando na corrente sanguínea, elas captam parte do colesterol que está em excesso no sangue e o transporta até o fígado. No fígado, ele é convertido em bile.
LDL (Lipoproteína de baixa densidade): essas partículas são as principais transportadoras de lipídios. Parte do LDL é metabolizado no fígado e utilizado para fabricar membranas celulares. Após ser absorvido pelo intestino, o colesterol é transportado até os tecidos sob a forma de LDL. O excesso de colesterol no sangue prejudica a captação desse complexo pela célula: ele oxida e começa se depositar na parede das artérias, causando aterosclerose.
Elastina: é encontra, principalmente, nas paredes das artérias, pulmões, intestinos e pele. Permite que os órgãos estiquem e retomem ao seu tamanho original.
Dineína: podem ser de dois tipos: citoplasmático e axonemal. No citoplasma eles atuam na movimentação e organização de vesículas, cromossomos e estruturas como o aparelho de Golgi. As dineinas atuam em cílios e flagelos.
Cinesinas: sendo o responsável pela estruturação e alocação de organelas membranosas como o complexo de Golgi e o retículo endoplasmático rugoso. Grande parte do transporte direcionado a regiões distantes do núcleo é realizado pelas cinesinas.
Tubulina: formação dos microtúbulos, que são partes do citoesqueleto e