Biologia 12º ano
Sistema reprodutor:
- Órgãos internos: trompas de falópio, ovários, útero, cervix, vagina
- Órgãos externos: vulva, lábios, clitóris.
Estrutura dos ovários e oogénese:
O ovário divide-se por duas zonas: 1. Zona cortical: mais externa, apresenta folículos em diferentes estádios de desenvolvimento 2. Zona medular: mais interna, constituída por um tecido com numerosos vasos sanguíneos e nervos.
Fases da oogénese:
1. Multiplicação: ocorre durante o desenvolvimento embrionário. As células germinativas, nos ovários, sofrem sucessivas mitoses formando oogónias (diplóides), cuja maior parte degenera, não ocorrendo nova produção. 2. Crescimento: aumento do volume da célula. As oogónias armazenam substâncias de reserva no citoplasma, que asseguram a nutrição do novo ser nos 1ºs dias. Torna-se assim um oócito I (diplóide), cuja maior parte também degenera. 3. Maturação: o oócito I bloqueia em profase I (infância). Na puberdade a meiose continua (início dos ciclos ováricos). Em cada ciclo só um oócito I passa a oócito II (haplóide) e o 1º glóbulo polar. Ocorre a 2ª divisão meiótica que bloqueia em metáfase II – ocorre a ovulação, onde há libertação do oócito II para o oviduto. A meiose só termina se houver fecundação, formando o óvulo + 2º glóbulo polar.
- Folículo primordial: oócito I rodeado por células foliculares
- Folículo maduro ou folículo de Graaf (fim da oogénese): oócito II rodeado por células foliculares, que é libertado na cavidade folicular e depois para o oviduto (ovulação)
( Após a ovulação a parede do ovário cicatriza e o folículo vazio sofre transformações físico-químicas, formando o corpo amarelo ou lúteo.
Controlo hormonal:
( O sistema genital da mulher tem um funcionamento cíclico que se inicia na puberdade e acaba na menopausa.
( A sincronia entre o ciclo ovário e o ciclo uterino é devido a uma correlação hormonal.
Hormonas:
- Estrogénios: produzidos pelas células foliculares e pela teca