biologia 1
Os fungos são popularmente conhecidos como os bolores, mofos, leveduras, cogumelos-de-chapéu, orelhas de pau. São organismos eucariontes.
As características gerais dos fungos é que eles são, organismos heterótrofos que obtém seus alimentos por absorção de nutrientes, presença de parede celular de quitina, substancia de reserva: glicogênio, reprodução sempre envolve a formação de esporos, podem ser unicelulares ou com o corpo formado por hifas que se organizam dando origem ao micélio.
A classificação dos fungos ainda é um assunto bastante comentado. A que tem tido maior aceitação baseia-se principalmente nos tipos de esporo formados durante os ciclos de vida desses organismos.
O ciclos de vida dos fungos são divididos em duas fases: uma sexuada e assexuada.
Apresenta a classificação de ascomicetos que é a maioria dos fungos: bolores ou leveduras.
Zigomicetos: São fungos que formam o ciclo da vida
Basidiomicetos : que são os cogumelos.
Consumir uma pequena quantidade de pão mofado irá lhe causar poucos problemas, ou até nenhum problema, mas pessoas com problemas respiratórios ou com alergia a fungos devem evitá-los de modo geral. Sob as condições próprias, os fungos podem criar micotoxinas, substâncias tóxicas que podem lhe deixar doente.
Aquele pedaço de queijo já habita sua geladeira faz um bom tempo e desenvolveu uma capa peluda e verde de fungo. Mas você está com fome – muita fome. É seguro tirar a parte podre e comer o resto?
Saiba que o fungo não é só aquela parte verde, branca, azul (ou seja lá qual for a cor mais recorrente na sua geladeira) que conseguimos ver a olho nu. Esses são apenas os esporos. Normalmente o resto do fungo (os galhos e as raízes) é bem mais difícil de ver e pode ter se propagado profundamente na sua comida. endo assim, cortar a parte podre da comida não vai impedi-lo de estar engolindo uma boa quantidade de fungo. A maioria dessas “criaturas” não são perigosas, mas sempre há aqueles