Bioindicadores
A atividade de microrganismos afeta diretamente nossas vidas, influenciando nossa saúde e o ambiente em que vivemos, sendo assim, a microbiologia é uma ciência biológica de grande importância. Geralmente eles são associados à transmissão de doenças, no entanto, eles podem nos auxiliar de diversas maneiras na detecção de problemas ambientais.
Eles exercem importante papel como componentes da microbiota residente de animais e plantas. Paralelamente, não pode ser deixada de lado a importância dos processos biotecnológicos, envolvendo engenharia genética, que permitem a obtenção de novos microrganismos, com as mais diversas capacidades metabólicas.
Os microrganismos desempenham também um importante papel nos processos geoquímicos, tais como o ciclo do carbono e do nitrogênio, sendo importantes nos processos de decomposição de substratos e sua reciclagem.
Além disso, eles podem ser utilizados em nosso beneficio e também da natureza. Um exemplo disso é seu uso na agricultura, no controle biológico de pragas, o uso de bioindicadores na poluição ambiental e na minimização de impactos ambientais.
2. Objetivo
Em nosso trabalho detalharemos de uma forma objetiva os microrganismos que atuam como agentes de controle biológico, microrganismos indicadores de contaminação ambiental e os microrganismos como agente de biodegradação.
3. Desenvolvimento
4.1.1. Microrganismos agentes de controle biológico
O controle biológico é considerado de grande importância no manejo de pragas. Torna-se importante conhecer a bioecologia das pragas e dos agentes de controle biológico, para que se faça a aplicação dos produtos em épocas mais favoráveis ao controle das pragas.
O mesmo consiste no emprego de um organismo (patógeno, parasita ou predador) que causa danos atacando lavouras. São chamados de agentes de controle populacional e ocorrem naturalmente nos ecossistemas.
Com o aumento das monoculturas houve um aumento da densidade de patógenos