Biografias de Henri Tajfel
Nasceu em 1919 e faleceu em 1982, foi um psicólogo social britânico conhecido por ter desenvolvido a Teoria da Identidade Social ou a TIS.
Henri Tajfel se tornou um dos mais famosos e influentes psicólogos sociais do século XX começou sua vida na Polônia. Nascido em uma família judia, (e originalmente conhecido como Hersz Mordche), mais tarde ele continuou seus estudos de terceiro nível em Química na Universidade de Toulouse 1937-1939 e na Sorbonne, em Paris.
O curso de sua vida lá, no fim da década de trinta, foi ultrapassado pelos acontecimentos, sob a forma de tensões políticas pan-européias relacionadas com a ascensão das ideologias fascistas em vários estados - pelo menos não na Alemanha, onde Adolf Hitler era o líder de o chamado movimento nacional-socialista.
Henri Tajfel juntou-se ao exército francês e foi feito prisioneiro de guerra. No seu caso, isso deu origem a um dilema extremo - sabia-se que ele era de origem polonesa judia. Tajfel sabia que, sob a liderança de Hitler em geral e, em particular, os judeus poloneses foram severamente perseguidos. Tajfel agonizante, portanto, sobre se ele deve ou não admitir a seus captores que ele era judeu. Ele parece ter sentido que, embora houvesse um risco muito sério de ser morto, caso admitisse que sua origem era judia para a polícia nazista. Henri também ficou ameaçado com a ideia mais extrema caso as autoridades descobrissem essa origem de forma independente.
No caso Henri Tajfel isso ao conhecimento das autoridades prisionais que ele era judeu, (e afirmou que ele também era um cidadão francês), mas depois foi permitido por eles para permanecer sob custódia junto com outros prisioneiros de guerra franceses.
Após a cessação das hostilidades, Tajfel envolveu-se com organizações que trabalham com refugiados e preocupando-se com re-assentamento. Durante uma visita à Inglaterra acompanhando algumas crianças judias que haviam sido oferecidos