biografia
Como se sabe, o som é uma onda mecânica produzida pela compressão e descompressão do ar, é captado por nosso ouvido - o qual é formado pelo ouvido externo, ouvido médio e o ouvido interno – decodificado e interpretado por uma região denominada córtex auditivo. Como as pessoas percebem o som?
As ondas sonoras, após atingir a orelha, são encaminhadas para o interior do canal auditivo, local onde está localizada uma fina membrana que é chamada de tímpano. O tímpano é muito delicado e sensível, de modo que pequenas variações de pressão são capazes de colocá-lo em estado de vibração. Essas vibrações são transmitidas a um conjunto de três pequenos ossos denominados de martelo, bigorna e estribo. As vibrações passam primeiro pelo martelo, que ao entrar em vibração aciona a bigorna e este finalmente faz o estribo vibrar. Durante esse processo as vibrações são ampliadas de forma que o ouvido passa a ter capacidade de perceber sons de intensidades muito baixas.
A orelha humana é constituída de três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha externa é constituída pelo pavilhão auricular e o canal auditivo externo. As ondas sonoras são captadas pelo pavilhão auricular e direcionadas para o canal auditivo externo seguindo para a orelha média e interna. A orelha média inicia-se na membrana timpânica e incluí os menores ossículos do corpo humano (martelo, bigorna e estribo), ela transmite a onda sonora para a orelha interna. Na orelha interna encontra-se o órgão responsável pela audição chamado cóclea. Dentro da cóclea existem líquidos e células ciliadas. A ação mecânica da cadeia ossicular cria um movimento no fluido que estimula as fibras nervosas. As fibras nervosas, então, enviam impulsos elétricos para o nervo auditivo e para o cérebro, que interpreta esses impulsos como som. Vários fatores contribuem para a perda auditiva, desde os mais comuns até aos mais graves: exposição a barulho intenso ou ruído