biografia
Em 28 de Dezembro de 1813, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Arroio Grande, na Capitania Del-Rey de São Pedro do Sul, nasceu Irineu Evangelista de Sousai, que ficou conhecido, na história do Império do Brasil, como Mauá.
O destino de Irineu Evangelista de Sousa sofreu mudanças: ao invés de ser mandado à casa de algum parente para aprender a lidar com as tarefas relativas ao funcionamento da estância e, assim, preparar-se para assumir o controle de sua casa, Mariana de Sousa resolveu, colocar o filho no caminho das letras que conhecia, pois compreendendo a inteligência precoce do filho, ensinou-o a ler e a contar e só não foi além, devido à sua própria limitação cultural.
Esta opção, não era valorizada na região, uma vez que, por ali, saber escrever funcionava mais como um toque de distinção aristocrático do que como atividade útil. Em consonância com os costumes da época, os meninos, mesmo nas famílias de posse, eram inseridos no mundo do trabalho assim que começavam a andar: aprendiam a manter as ferramentas prontas para uso, a plantar, a colher e a cuidar dos animais domésticos, preparando-se, desta forma, para a tarefa de ampliar os domínios conquistados pelos antepassados.
Em 1822, ano da Independência do Brasil e início do Primeiro Império, Irineu Evangelista de Sousa desembarcou na corte do Rio de Janeiro. Sousa iniciou, graças à influência do seu tio José Batista de Carvalho, sua carreira comercial em um armazém de pouca expressão. Entretanto, todo o seu aprendizado nessa área deveu-se, exclusivamente, aos seus próprios esforços. Naquele estabelecimento fazia pequenos serviços e também engraxava os sapatos para os caixeiros mais antigos da casa, aumentando assim o seu salário.
Antes de completar doze anos, Mauá transferiu-se sob o encargo de caixeiro, para uma loja comercial de maior importância, a do português João Rodrigues Pereira de Almeida, lá permanecendo por cerca de