Biografia simplificada de freud
Seu pai era um abastado comerciante de lã e têxteis que em 1859 foi obrigado a deixar a cidade de Freiberg, juntamente com a família, em virtude da introdução e desenvolvimento da indústria têxtil que provocou queda nos rendimentos familiares. Freud tinha na época três anos e a mudança para a cidade de Leipzig foi muito traumática e dolorosa, mas era a esperança de melhores condições de trabalho e de vida. Um ano depois da partida da família Freud, uma nova mudança ocorre porque em Freiberg também não foi possível uma melhoria na situação econômica, mudam-se para Leopoldstrasse, bairro judeu de Viena.
Sua educação foi judaica não tradicionalista sendo aberta à filosofia do iluminismo.
No colégio sempre foi o primeiro da classe e aos 17 anos ingressou na Universidade e se formou em medicina (curso escolhido pelo pai).
Casou-se com Martha Bernays e teve cinco filhos
Estudou inicialmente neuroanatomia no laboratório de fisiologia do Dr. Bruscke. Estudou várias doenças do sistema nervoso e o uso da cocaína como tratamento.
Acompanhou durante três anos as conferencias de Franz Brentano (um dos fundadores da psicologia moderna, emancipada da filosofia), muitas delas dedicadas a Aristóteles.
Sua curiosidade visava mais as questões humanas do que as coisas da natureza e tinha como desejo contribuir com alguma coisa voltada para o conhecimento da humanidade, sobre este desejo de Freud a obra “Psicologia dos Estudantes” 1914, relata com mais profundidade. Em 1880 publicou a tradução de vários textos de John Stuart Mill (filósofo e economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX) “Sobre a emancipação da mulher”, “Platão”, “A Questão Operária” e “O Socialismo”.
Em 1883 foi nomeado docente-privado ou mestre conferencista e em 1885 foi recebido como docente de neuropatologia na Universidade de Viena, e em