Biografia Rita Lee
Cantora e compositora brasileira
Biografia de Rita Lee:
Rita Lee (1947) é uma cantora e compositora brasileira, considerada a roqueira mais significativa do Brasil.
Rita Lee Jones nasceu em São Paulo. Filha de pai dentista e de mãe pianista, começou a tocar bateria quando tinha 15 anos. Em 1965 formou a banda Mutantes com os irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista.
Em 1967, acompanhou o músico Gilberto Gil no Festival da Record com a música “Domingo no Parque”. Em 1968 apresentou-se no Festival Internacional “É Proibido Proibir”. Fizeram parte do movimento Tropicalista, que propagava som de vanguarda aliando o rock às manifestações musicais brasileiras.
Nos anos 70, depois de carreira curta e produtiva, encerrou a participação com os Mutantes. Rita Lee seguiu carreira-solo com álbuns antológicos como “Fruto Proibido”, considerado um dos melhores da história do Rock brasileiro. Em 1975, começou relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho, com quem se casou e foi seu parceiro profissional. Outro álbum elogiado pela crítica e público foi “Rita Lee" (1979).
Rita participava de um conjunto ao lado de mais duas amigas quando, em meados dos anos 60, conheceu a turma de um garoto dentuço da Pompéia. Elas, boas de vocais e fracas de acompanhamento. Eles, muito bons músicos, porém, fracos no vocal. A junção, quase natural, deu origem ao O'Seis, que chegou a gravar a música O suicida em um compacto nunca lançado. Logo depois, aconteceram algumas baixas, e Rita ficou como a única garota ao lado dos irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista, trio que receberia o nome de Os Mutantes.
Em 1966, estavam em estúdio fazendo os backings para Nana Caymmi em Bom dia, quando, no intervalo, conheceram o marido da cantora, que logo os desafiou a um duelo. No fim de uma tarde de improvisos e afinidades, receberam o convite para acompanhá-lo no festival que estava sendo preparado para o ano seguinte.
Gilberto Gil e Os Mutantes ganharam o segundo lugar com Domingo no