Biografia resumida de Srila Prabhupada
O Catur Sloki que compõem os versos 8 a 11 do cap 10, são os quatro versos essenciais da BG, nos quais Krishna descreve a opulência de Sua posição como a origem de tudo, a ansiedade de Seus devotos por amá-Lo e servi-Lo, e Sua própria maneira de reagir a esta ansiedade. Todas as opulências de Krishna são resumidas no verso 8. Srila Prabhupada demonstrou conhecer essas opulências perfeitamente e buscou executar seu serviço devocional em qualquer lugar ou hora, traduzindo extensa literatura, como Srimad-Bhagavatam, para difundir o conhecimento sobre Kishna, mesmo em seus últimos instantes de vida. Executou sua missão de forma exemplar ao aceitar as orientações de seu mestre espiritual e vir para o Ocidente em 1965 para difundir a consciência de Krishna. Desde esta época, Prabhupada escreveu mais de sessenta volumes de traduções, comentários e estudos autorizados sobre a literatura filosófica e religiosa védica.
Prabhupada não se deixou abater por impedimentos, pois prosseguiu sua viagem num navio de carga ao ocidente, sem praticamente nenhum centavo, mesmo já em idade avançada e tendo sofrido um infarto durante a viagem. Em 1966, fundou a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna a qual desenvolveu-se como uma confederação mundial, com mais de cem `asramas, escolas, templos, institutos e comunidades rurais. Em apenas doze anos, apesar de sua idade avançada, Prabhupada viajou pelo mundo quatorze vezes, dando conferências sobre a consciência de Krishna e ajudando seus discípulos na administração da ISKON e no fomento de novos projetos, semeando a semente do serviço devocional como mencionado no verso 9. Apesar de suas constantes viagens, ele sempre escreveu prolificamente, e suas obras têm sido traduzidas para cerca de trinta e cinco idiomas.
Prabhupada realizou Buddhi-yoga , explicada no verso 10, exemplarmente pois evitou a comtemplação isolada saindo de Vrndavana (o local mais sagrado para um devoto de Krishna) e