Biografia Oswaldo Aranha
THAMARA BASTOS OLIVEIRA
YOLANDA SARABELLA NUNES FRANÇA
AS AÇÕES DE OSWALDO ARANHA COMO CHANCELER E EMBAIXADOR
São Paulo
2015
As ações de Oswaldo Aranha como Chanceler e Embaixador
Autoras: Thamara Bastos Oliveira1 e Yolanda Sarabella Nunes França2
Professora orientadora: Vanessa Braga Matijascic
Resumo:
Este artigo acadêmico tem como objeto de estudo as ações de Oswaldo Aranha enquanto Embaixador, Chanceler, bem como suas ações na ONU, onde em um primeiro momento será possível analisar a influência que o estadista exerceu sobre as relações entre Brasil e Estados Unidos, quando ocupou o posto de Embaixador em Washington. Logo após, iremos estudar as ações de Aranha como Chanceler diante do contexto da Segunda Guerra Mundial, e por último, não menos importante, seus feitos à frente da delegação brasileira na ONU e sua contribuição para a criação do Estado de Israel, marcando o seu nome na história da diplomacia brasileira.
Palavras-chave: Estados Unidos; Estado de Israel; Getúlio Vargas
Introdução:
De acordo com o Centro de História e Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão, cinqüenta e um homens assumiram o posto de Ministro das Relações Exteriores no Brasil a partir da Proclamação da República.
Oswaldo Euclides de Sousa Aranha foi o vigésimo quarto ministro desta lista. Era gaúcho e nasceu no dia 15 de fevereiro de 1894 na cidade de Alegrete. Filho do Coronel Euclides Egídio de Sousa Aranha e de Luiza Freitas-Valle Aranha, fora criado em um ambiente religioso, em meio à princípios fraternos e amistosos, tendo sua mãe como grande influenciadora no seu processo de constituição ética e moral.
Fora um homem de personalidade prática e acionista, mas por outro lado tinha dificuldades em esconder suas emoções e em algumas situações agia instintivamente pelo coração, atributos que não condizem com um métier diplomatique, segundo Hilton (1994, p. 187).
Aos 10 anos de idade, no ano de 1904,