Biografia: Lea Michele (básica)
Michele estreou na Brodway em 1995 como um membro de substituição do elenco da produção original Les Miserables (Os Miseráveis). Em 1998 ela entrou para o elenco da peça Ragtime na Broadway, onde interpretava a filha de Tateh. Em 2004, Michele interpretou ‘Chava’ e ‘Shprintze’ no renascimento do musical Fiddler on the Roof. Regionalmente, ela fez o papel de Anne na peça O diário de Anne Frank.
Lea Michele já apareceu na série ‘Third Watch’ e no programa americano ‘Guiding Light’. Lea Michele está atualmente no ar como Rachel Berry, uma das protagonistas da série ‘Glee’.
Aos 14 anos, Lea ganhou o papel de Wendley na versão de Steven Sater e Duncan Sheik do musical Spring Awakening. Depois disso, ela se apresentou na versão para a Off-Broadway, e em 2006 lhe foi oferecido o papel para a peça original na Broadway. Na mesma época, lhe foi oferecido o papel de Eponine no revival da Broadway de ‘Os Miseráveis’. Ela optou em permancer com Spring Awakening, que estreou na Broadway em 10 de Dezembro de 2006.
Em 2007, Lea foi nomeada ao Drama Desk Award por sua performace em Spring Awakening, como ‘Melhor atriz em Musical’.
Em maio de 2008, Lea Michele deixou o Spring Awakening com o ator Jonathan Groff que foram substituídos por outros atores. Nos dias 08, 09 e 10 de Agosto, Michele interpretou Eponine de ‘Os Miseraveis’ no Hollywood Bowl.
Nos dias 15 e 16 de agosto de 2008, ela se apresentou com Upright Cabaret em Los Angeles no Mark’s Restaurant, a platéia estava lotada durante as duas noites. Ela também fez uma performace especial com o John Lloyd Young.
Em 27 de Setembro de 2008, Lea se apresentou em Santa Ana no