biografia josé de anchieta e padre manoel da nobrega
José de Anchieta nasceu em, 19 de março de 1564, na espanha, ele foi um jesuita que catequizou e evangelizou os indios no Brasil, no século XVI, na região atual do estado de São Paulo, morreu com 63 anos.
Com 14 anos, estudou no Real Colégio das Artes em Coimbra e depois entrou na companhia de Jesus, veio para o Brasil na frota de D. Duarte da Costa, segundo governador-geral. Dedicou-se ao trabalho de educar os filhos dos colonos, a pacificar e catequizar os índios. Participou da Fundação de São Paulo. Lutou pela expulsão dos franceses do Rio de Janeiro. Viajou para Bahia, onde foi ordenado padre. Escreveu cartas, sermões, poemas, peças teatrais e a Gramática Tupi, que foi usada em todas as missões dos jesuítas.
(Fontes: http://www.suapesquisa.com/quemfoi/padre_jose_anchieta.htm, https://padrepauloricardo.org/episodios/sao-jose-de-anchieta, http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/poevir.html e http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_de_Anchieta )
Padre Manuel da Nobrega:
Nascido em 18 de outubro de 1517, sanfins do Douro, Monuel da Nobrega foi filho do desembagador Baltasar da Nóbrega, estudou humanidades no Porto e freqüêntou como bolseiro régio as faculdades de Cânones de Salamanca e Coimbra, onde obteve o grau de bacharel em 1541. Entrou na Companhia de Jesus, já Sacerdote, em 1544, tendo efetuado missões pastorais na Beira e no Minho. A pedido de D. João III, integrando a armada de Tomé de Sousa, chefiou o primeiro grupo de inacianos destinados oa Brasil, onde chegou em 1549.
Defendeu a liberdade dos índios; favoreceu os aldeamentos, em estreita colaboração com o governador; cultivou a música como auxiliar da evangelização; promoveu o ensino primário através das escolas de ler e escrever e fundou pessoalmente os colégios de Salvador, de Pernambuco, de São Paulo, origem da futura cidade, e do Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de reitor. Ajudou a expulsar os estrangeiros da baía da Guanabara,