biografia james chadwick e a descoberta do neutron
James Chadwick foi físico, nascido no dia 20 de outubro de 1891 na Inglaterra.
Foi ele quem descobriu a partícula nula dos átomos, os nêutrons.
Iniciou suas pesquisas sobre radioatividade na Universidade de Manchester em 1908. Ernest Rutherford era seu supervisor.
Em 1913, ganhou uma bolsa para trabalhar na Alemanha e trabalhar com Hans Geiser.
Não conseguiu trabalhar e viu-se aprisionado na Alemanha por causa da Primeira Guerra Mundial.
Voltou a trabalhar com Rutherford em 1919.
O trabalho de ambos era direcionado ao bombardeamento de diferentes elementos com partículas alfa. Ao medir a dispersão das partículas, foram capazes de determinar a carga positiva dos núcleos dos átomos atingidos. Houve dificuldade, no entanto de conciliar os resultados de suas pesquisas com o conhecimento, até então, da existência de apenas duas partículas subatômicas, o elétron e o próton. A ideia de uma partícula neutra, muito pesada, que ainda não havia sido descoberta, foi necessária para se puder compreender o que acontecia na experiência.
Em 1932, ao rever os resultados de um experimento feito por Joliot e Curie (genro e filha da cientista Marie Curie), Chadwick demonstrou que eles apenas se explicariam com a existência de uma partícula neutra, o nêutron.
Esta descoberta se tornou muito útil para a ativação das reações nucleares, na bomba atômica e nos reatores nucleares.
Chadwick recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1935.
Em Liverpool, ainda em 1935, ele tornou-se professor de Física.
Foi diretor do Gonville and
A descoberta do nêutron
Quando James Chadwick relatou a Rutherford a experiência de Irene e Frederico Joliot-Curie e a explicação dada pelo casal segundo a qual a radiação do berílio seria constituída de raios gama, o velho neo-zelandês disse logo: "não acredito nisso". Como sua enorme expreiência