Biografia Gorbatchev
Mikhail Gorbatchev ………………………………………. Pág.2 a 8
Bibliografia ……………………………………………….. Pág.9
Anexos
Mikhail Gorbatchev:
Quando em 1985 Mikhail Gorbatchev se torna secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista e líder da União Soviética, o mundo encontrava-se no meio de uma guerra. A Guerra Fria.
Após a II Guerra mundial, os soviéticos controlavam os países do Leste Europeu e os norte-americanos tentavam manter o resto da Europa sob seu domínio. Dois acontecimentos internos e quase simultâneos criam as condições para o lançamento da Guerra Fria. O primeiro foi a morte do presidente Franklin Roosevelt, em Maio de 1945, este acreditava num mundo pós-guerra controlado pelos E.U.A. em comum acordo com a U.R.S.S. A sua morte fez com que o seu sucessor Harry Truman, consciente do poder nuclear, abandonasse essa ideia decidisse enfrentar o comunismo. Este foi o segundo acontecimento, a eleição de um congresso de maioria republicana (partido conservador), estreitamente ligado à indústria de armamento e às actividades anti-comunistas. Este facto levou a uma mudança na opinião pública americana. Os “vermelhos” deviam ser combatidos em todas as frentes pois manifestavam-se contra as reformas sociais da política do New Deal e contra os acordos com os comunistas. Assim as relações entre americanos e russo ficaram bastante tensas. Depois do perigo nazista os americanos receavam os comunistas.
A Doutrina Truman foi uma consequência da contenção ao comunismo e o primeiro pilar da Guerra Fria. Ao anunciar a Doutrina em Março de 1947, o presidente dos E.U.A. garantiu que as suas forças militares estariam sempre prontas a intervir em escala mundial desde que fosse preciso defender um país aliado da agressão externa (U.R.S.S.) ou da destruição interna provocada pelo movimento comunista internacional, a serviço dos soviéticos.
O segundo pilar deu-se com o Plano Marshall que foi um projecto de recuperação económica dos países