BIOGRAFIA Friedrich Salomon Perls
Friedrich Salomon Perls
Introdução
Biografia Friedrich Salomon Perls
Friedrich Salomon Perls nasceu em 1893 no subúrbio de Berlim, de família classe média. Seu pai, Nathan, era um comerciante charmoso e sedutor que viajava muito e era muito infiel. De seu pai Fritz herda seu temperamento irritadiço, violento e orgulhoso. Sua mãe, Amália, era uma judia devota que respeitava as tradições. A partir da paixão de sua mãe pelo teatro e pela ópera, Fritz descobre esses encantos que carrega por toda a sua vida. O casal viveu em constantes brigas, muitas vezes violentas, num clima que beirava ao ódio.
Friz tinha muito ciúmes de sua irmã mais velha, Else, que era protegida pela mãe por ser quase cega. Diz-se que ele não chorou uma lágrima quando sua mãe e Else morreram num campo de concentração. Já de sua irmã Grete, ele era bastante próximo, morando com ele em Nova York. Durante estes dez anos de convivência Grete serviu como empregada para Fritz e sua esposa. Do pai, Fritz, foi desenvolvendo uma raiva cada vez maior, cortando laços em definitivo e não indo ao seu enterro. Fritz passou a vida toda duvidando de sua paternidade. Perls se achava a ovelha negra da família. Teve vários vícios em sua vida, como Camel (tabaco), LSD e outras drogas psicodélicas. Por muitos anos, a quebra de padrões sociais, choques de valores e rebeldia (incluindo o uso de drogas e prazeres efêmeros) conduziram os atos, tanto do homem Fritz quanto do pensador e articulador da abordagem da Gestalt-terapia. Não foi à toa que aos 75 anos de idade foi considerado o “rei dos hippies”.
Perdeu dois anos de escola em reprovações e chega a ser expulso da mesma. Seu primeiro amor foi o teatro embora tenha se formado em medicina. Seu tempo na faculdade foi interrompido pela eclosão da Primeira Guerra Mundial, em que ele serviu no exército até 1918. Após a guerra, ele concluiu seus estudos de medicina, recebendo um MD em 1921,