Biografia do Sarkozy - Wikipedia
Começa então uma longa fase de mudanças pela Europa, o que os leva à Áustria e à Alemanha, onde Pál Sarközy conhece um recrutador da legião estrangeira francesa, na qual se alista por um período de cinco anos, iniciando sua formação militar na Argélia, à época, colônia francesa. Ele devia ser enviado à Indochina ao final do treinamento, mas o médico que o examinou antes da partida, também húngaro, simpatizou-se com ele e lhe deu uma dispensa médica. Assim, ele retorna à vida civil em Marselha, em 1948, e, apesar de só ter pedido a cidadania francesa na década de 1970 (seu status legal era de apátrida até ali), galicizou seu nome húngaro para "Paul Sarközy de Nagy-Bocsa".
Paul Sarközy formou-se publicitário e, em 1949, casou-se com Andrée Mallah, estudante de Direito de origem francesa (Rhône-Alpes), por parte de mãe, e judia sefardita, por parte de seu pai - um cirurgião originário de Salônica (à época, parte do Império Otomano), convertido ao catolicismo .
Em 1952, nasceu o primeiro filho do casal, Guillaume, futuro diretor de sucesso de empresas da indústria têxtil. Três anos mais tarde, em 1955, nasceu Nicolas. Em 1958, nasceu François, o terceiro filho, que seria médico pediatra e investigador em biologia.
Em 1959, quando Nicolas Sarkozy tinha quatro anos, seu pai Paul se divorciou de sua mãe e abandonou o domicílio conjugal, o que