Biografia de Santo Tómas de Aquino
Biografia
Tomás de Aquino veio de uma família de nobres feudal dos condes de Aquino. Era unido pelos laços de sangue à família imperial e às famílias reais de França, Sicilia e Aragão.Nasceu em Aquini, localizado em Roccasecca ( Itália) em 1225,atual Lácio, na Itália.E morreu na cidade de Fossanova ( Itália) em 7 de março de 1274.Fez seus primeiros estudos no castelo de Monte Cassino.Em 1239, estudou as artes liberais, conjunto de disciplinas de iniciação ao conhecimento filosófico e teológico,Em Nápoles. São Tomás de Aquino foi um importante teólogo, filósofo e frade dominicano, distinto expoente da escolástica do século XIII. Foi declarado santo e Doutor da igreja católica pelo papa João XXII em 18 de Julho de 1323.
Em, 1240, tornou-se discípulo de Alberto Magno em Colônia (entra em contato com a filosofia aristotélica). Entre 1248 e 1259 estudou na Faculdade de Teologia,fundada por Alberto Magno na cidade alemã de Colônia, onde formou-se em teologia.Entrou na ordem dominicana, renunciando a tudo, salvo à ciência.Tal acontecimento determinou uma forte reação por parte de sua família.
Retornando para a universidade de paris, em 1252 foi nomeado mestre na cúria pontifical de Roma (Universidade de Paris) Tomás de Aquino reestruturou o ensino na Universidade de Nápoles, onde ensinou até 1269.
Regressando a Itália, a chamado da corte papal. Em 1274, viajando para tomar parte no Concilio de lião, que fez parte da idealização,promovido pelo Papa Gregório X, faleceu no mosteiro de Fossanova, entre Nápoles e Roma.Tinha apenas quarenta e nove anos de idade.
Tomás de Aquino tem importância fundamental para o pensamento filosófico e teológico do ocidente. Com a síntese do cristianismo e com a visão aristotélica do mundo,introduzindo o aristotelismo,sendo redescoberto na Idade Média,na escolástica anterior,compaginou um e outro, de forma a obter uma sólida base filosófica para a teologia e retificando o materialismo de Aristóteles.
Foi a