Biografia de rene descartes
René Descartes nasceu no dia 31 de março de 1596, em uma cidade chamada ‘La Haye’, antiga província de Touraine, localizada na França a cerca de
300 quilômetros de Paris, sendo que esta mesma passa a ser denominada ‘La Haye
Descartes’ em 1802 e por fim leva o nome ‘Descartes’ já no ano de 1967, em homenagem ao mesmo.
Foi Matemático, Filósofo e Físico, um dos fundadores da geometria analítica, fusão da álgebra com a geometria. Criador do sistema cartesiano.
Por vezes era chamado de ‘o fundador da filosofia moderna’ e o ‘pai da matemática moderna’ e considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da história do pensamento ocidental.
Durante a idade Moderna era conhecido também pelo seu nome latino
Renatus Cartesius
O segundo na família de dois filhos e uma filha é de família nobre, dedicada ao comércio, ao direito e a medicina. Filho de Joachim Descartes que era advogado e juiz, proprietário de terras, primeiro grau de nobreza, com o titulo de escudeiro.
Também conselheiro no Parlamento de Rennes na cidade vizinha de Bretanha.
Herdou do pai recursos suficientes para manter uma vida confortável, com busca do conhecimento intelectual e viagens. Sua mãe, Jeanne Brochard, morreu quando ele tinha um ano, por complicações no parto. Assim foi criado pela avó e por uma babá.
Seu pai casou-se novamente, porém não se afastou e costumava chamar o filho de
‘pequeno filósofo’ pela curiosidade que a criança demonstrava.
Com oitos anos, Descartes foi matriculado no colégio jesuíta Royal Henry Le
Grand que era estabelecido no castelo de La Fleche, doado aos jesuítas pelo Rei
Henrique IV. Era o colégio mais prestigiado da França e tinha o objetivo de selecionar e treinar as melhores mentes. René foi um dos primeiros e mais importantes alunos da instituição, entre 1607 a 1615. Na escola, um tanto desinteressado dos estudos, tinha como desculpa sua saúde frágil quando criança e adolescente para permanecer