Biografia de Péricles
Orador, estrategista militar e político grego, Péricles foi de tal forma importante no seu século que este foi conhecido como o “Século de Péricles”. Nasceu em 492 a.C. e faleceu em 429 a.C. oriundo de uma rica e aristocrática família ateniense. Seu pai é Xantipo, foi o vencedor na luta contra os persas, em Micala. Sua mãe Agarista, era sobrinha de Clístenes, um dos mais importantes legisladores de Atenas. Teve o privilégio de estudar com vários mestres importantes que o tornou um dos mais cultos e brilhantes cidadãos gregos.
Tudo começou quando conquistou a maioria dos votos do Bulé, encarregados de eleger os dez estrategos ou generais, para chefiar a cidade grega. Subindo ao poder, tornou-se chefe do partido popular. Iniciou uma série de reformas, reduziu a autoridade do Aerópago (Assembleia de Juízes), construiu muralhas de proteção da cidade, transformando Atenas em uma cidade armada, para garantir a privilegiada posição geográfica, política e econômica. Como a economia ateniense era baseada no comércio pelo porto de Pireu, manteve alianças com outras cidades, para assegurar a expansão de Atenas. Dando elevada importância á beleza da cidade, Péricles, não só conseguiu a aprovação de investimento do dinheiro da liga do Delos na reconstrução dos templos e edifícios destruídos na batalha de Salamina como também participou em todos os trabalhos de construção, discutiu o projeto, escolheu os materiais e controlou todas as despesas da obra.
Pelos seus feitos era considerado um homem honesto, competente na gestão dos bens públicos e segundo Tucídides, um defensor do diálogo e não um incentivador á violência. Que o fez dominar Atenas pela inteligência, pela palavra e pela brilhante atuação (embora tivesse sido alvo de grandes críticas).
Morreu durante a batalha com Esparta, vítima da peste que assolou a cidade durante a guerra.