biografia de picasso
Nascido em 25 de outubro de 1881, em Málaga, na Espanha. O seu nome completo é Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso. Picasso com 15 anos já tinha um atelier. Desde 1901 a 1905, Picasso pintou a pobreza, a cegueira, a alienação e o desespero, isto retratava o Período Azul, as cores eram baseadas nos azuis e verdes. Quando Picasso se apaixonou por Fernande Olivier, o período azul tornou-se cor de rosa, esta fase retratava o circo, dançarinos e as cores eram baseadas no rosa e no vermelho, esta fase durou desde 1905 a 1907. Em 1907 a 1909, Picasso começou a ter influências de Protucubismo, em que a sua inspiração era relacionada com África e o cubismo. Em 1909 a 1912, Picasso dedicou-se ao Cubismo Analítico. Em 1912 a 1919, Picasso dedicou-se ao Cubismo Sintético e fez uma colagem, ou seja, colou na tela pedaços de jornais, tecidos e embalagens de cigarros.
Os quadros da fase azul caracterizam-se pelo tom quase monocromático. As telas são realizadas em uma gama estreita de cores, variando em tons de azul e tons pastel. O tema é sempre a pobreza ou a morte. Os personagens são envolvidos por uma aura de solidão e desespero, os olhares são entristecidos, a tez pálida, os pés descalços.
Mendigos junto ao mar (1901)
A fase rosa é um retorno do artista à alegria da vida. Os tons azuis e a melancolia da fase anterior são amenizados pela introdução de um novo tema, os saltimbancos, assim como uma nova gama de cores, mais variada. Picasso vai explorar este tema em inúmeras situações, demonstrando seu apreço pela vida circense. Retrata famílias de acrobatas, mulheres com seus bebês em meio a animais do circo, meninos treinando malabarismo sobre bola, meninas adestrando cavalos. As cores são mais suaves, predominando os tons vermelhos muito pálidos, assim como o tom geral da pintura torna-se mais luminoso.
Acrobata e Equilibrista, (1905)
Picasso pintou esta