Biografia de Pepetela
Em 1958 partiu para Lisboa, onde ingressou no Instituto Superior Técnico (Engenharia) que frequentou até 1960. Porém mudou-se para o curso de Letras durante um ano, pois ainda em 1961, Pepetela fez a opção política que viria a mudar o rumo da sua vida e a marcar toda a sua obra, tornando-o um narrador de uma história de Angola que conhece, porque a viveu. Tornou-se militante do MPLA em 1963.
Quando abandou a vida política, Pepetela optou pela carreira de docente na faculdade de arquitetura em Luanda e deu aulas de sociologia. Nunca deixou de dar aulas, embora se mantenha como escritor o tempo todo, até ter vindo para Lisboa em 1995, onde permanece até agora.
Em "As aventuras de Ngunga" Pepetela mergulha também na descrição da geografia, da fauna e da flora da África, as cores dos pássaros e as árvores à sombra das quais o professor dava as aulas, são descritas com pormenor. Escrito durante a guerrilha, o livro trás a carga da intenção de vir a ser usado no ensino, como foi, quer nas aulas ministradas pela própria guerrilha, e que a obra descreve, quer no ensino oficial em Angola, depois da independência. Também consta na obra os percursos pelo interior do país dando a imagem dos ideais políticos do movimento ao qual Pepetela pertencia indo à história das tradições de Angola que o autor retrata e critica, como no exemplo da jovem Wassamba, que se apaixona por Ngunga num amor impossível.