Biografia de paulofreire
1. INTRODUÇÃO Sem dúvida alguma, a educação obteve um excelente ganho em relação ao ensino, aprendizagem e conhecimento deixados por um grande homem que até hoje influencia muito no estudo da pedagogia em si e na formação de professores; o incentivo aos profissionais da educação a superar seus limites no sentido de aprender mais e ultrapassar barreiras para levar o conhecimento à sala de aula, é um objetivo muito valorizado por Paulo Freire em seu ultimo livro.
Levantar um questionamento sobre o discurso do livro Pedagogia da Autonomia e sua relação com a teoria social, educação e estado; quanto dizer quem foi Paulo Freire é um desafio a ser abordado e tradado com extrema importância e precisão. Pois o saber que é passado para o leitor é um conhecimento essencial não só para um ambiente educacional, mas também para toda uma vida gerando assim pessoas de uma consciência mais, ampla e aberta a se relacionar com o mundo atual.
2. BIOGRAFIA DE PAULO FREIRE Paulo Freire: nasceu em 19 de setembro de 1921, e morou com seu pai era Joaquim Temístocles Freire a sua mãe Dona Edeutrudes no Recife e teve uma infância pobre e com tal pobreza que se teve contato com uma realidade que se tornou cenário para sua inovadora pratica educacional. Quando menino aprendeu a escrever no quintal de casa à sombra de uma mangueira com os pais.
Em 1944 casou com Elza, pedagoga, que lhe ensinou a amar a educação, em 1947 formou em direito, em 1950/1960 com os movimentos populares onde tinha contato com trabalhadores do SESI, que se inspirou para formular suas concepções, especialmente para a elaboração do método de alfabetização e educação de adultos e, ainda em 1960, defendeu tese. Já tinha filhos quando em 1964 foi exilado pela a ousadia de suas ideias e propostas onde foi pedir asilo à Embaixada da Bolívia. Viajou sozinho para lá, meses mais tarde sua esposa Elza e seus filhos o acompanharam unindo-se a ele.
Retornou em junho de1980