Biografia de Norbert Elias
Antes da conversão para a sociologia, ele estudou medicina, filosofia e psicologia nas universidades de Breslau e Heidelberg .
Terminou a escola secundária em 1915 e se alistou para o exército alemão na Primeira Guerra Mundial, servindo nas fronteiras do leste e oeste e em serviços telegráficos.
Em 1917 e 1919, matricula- se nos cursos de filosofia e medicina, optando depois por abandonar a medicina.
A situação econômica desse período, de inflação, arruinou a família de Elias, como também a de outros burgueses alemães. Ele se viu obrigado a sustentar seus pais trabalhando em uma fábrica de instrumentos metálicos.
A experiência dessa época somada à vivência na guerra, influenciou sua determinação de mudar os estudos da Filosofia para a Sociologia.
Ele disse: “depois de minha experiência durante a guerra e na fábrica, era natural que eu quisesse fazer estudos que estivessem mais próximos da realidade da vida”
Quando a família de Norbert volta a se estabilizar economicamente ele viaja para Heidelberg, mas agora na condição de doutor em Filosofia e a partir daí começou a frequentar círculos de sociologia, tornando-se assistente Karl Mannheim.
Porém em 1933, abandona a Alemanha devido ao grande poder que o Socialismo alcançava e isso lhe parecia perigoso.
Foi para França, criou uma fábrica de brinquedos porém não deu certo, alguns anos depois viaja para a Inglaterra e consegue uma bolsa para refugiados, ali começava a escrever “O Processo Civilizador”.
Seu medo em relação a situação da Alemanha se confirmou, quando a sua mãe desapareceu em um campo de concentração em 1940.
Desde jovem, mostrava que tinha interesse na carreira de professor universitário, o que conseguiu em 1954 o posto de professor de Sociologia em Leicester, onde ficou até se aposentar, em 1962.
E nesse ano aceitou o convite para lecionar na