Biografia de napoleão
Napoleão nasceu na Córsega em 15 de agosto de 1769. Quando tinha 10 anos foi para uma escola militar e em 1785 se formou na mesma. Esse personagem da história sempre teve grande ego e em 1793 em meia Revolução Francesa é promovido a general, em seu boletim de avaliação constava que era “caprichoso, altivo, extremamente disposto ao egoísmo, falando pouco, enérgico em suas respostas, pronto e severo em suas réplicas. Ambicioso e aspirante a tudo.”
Em 1799 depois que derrubaram o Diretório e criaram o Consulado, ele assumiu o cargo de primeiro cônsul em meio a uma crise generalizada. Para o povo sua chegada no poder representava uma esperança de estabilidade e u m possível fim para os distúrbios ocorridos no antigo governo. Para a burguesia, foi uma medida que possibilitava assegurar a riqueza obtida por meio das guerras revolucionárias. Três anos depois foi proclamado primeiro Cônsul vitalício e em 1804 se auto proclamou o imperador da França, Napoleão I. Nesse m esmo a no foi criado o Código Civil Napoleônico publicado em 21 de março de 1804.
Em 1806 di ante da impossibilidade de derrotar a Grâ-Bretanha, Napoleão proibiu os países da Europa comercializarem com o reino inglês. Seis anos depois, seu império atingiu sua extensão máxima, porém com a insatisfação do seu povo.
Os países adversários - Inglaterra, Áustria, Prússia, Rússia e Suécia se aproveitaram da crise interna, organizaram em 1813 uma coligação que venceu a França.
Após ser derrotado, Napoleão foi obrigado a buscar exílio na ilha de Elba, contudo, fugiu desta região em 1815, retornando à França com seu exército e iniciando seu governo de cem dias na França. Após ser derrotado novamente pelos ingleses n a Batalha d e Waterloo é enviado para o exílio na ilha de Santa Helena, local do seu falecimento em 05 de m aio de 1921.
Fonte:
Suapesquisa.com
Revista Veja.
Livro de História.