Biografia de manuel antonio de almeida
Nasceu no dia 17 de Novembro de 1831, no bairro pobre da Gamboa, no RJ. Em 1840 foi morar no centro da cidade, perto da Igreja de Bom Jesus Calvino. Pouco tempo depois seu pai, tenente Antonio de Almeida, deixando sua mãe Josefina maria de Almeida viúva e com 4 filhos (ele, um irmão e mais duas irmãs), vivendo em uma pensão. Apesar da vida sofrida, Maneco (como era chamado) concluiu seus estudos no Colegio São Pedro de Alcantara e em seguida entrou para o curso de desenho na escola belas artes, mas percebeu que não tinha vocação para artes plásticas. Então em abril de 1848 entrou na escola de medicina.
Como sua família estava passando por muitas dificuldades ele começou a trabalhar no Jornal A tribuna Catolica, foi ai que despertou seu amor pela literatura. Nessa mesma época ele começou a publicar poemas em revistas literárias e até participou de de uma coletania chamada Harpejos Poeticos.
Em 1849 ele entrou no jornal O correio Mercantil, que era um dos jornais mais importantes da época. Ele começou a mostrar nessa época toda a sua versatilidade, escrevendo crônicas, criticas literárias, reportagens e até artigos médicos.
Em 1855 ele conclui a faculdade de medicina, porem não segue carreira. Pouco tempo depois ele foi convidado para ser diretor da Imperial Academia de Opera, mas o cargo não tinha nenhuma remuneração, é quase certo que seu nome foi posto para ser o diretor por conta de um drama lírico que ele escreveu (com 3 atos), chamado Dois amores.
Em 1857, ele começou a trabalhar como administrador da tipografia nacional, nesse período ele conheceu um jovem que trabalha como aprendiz, esse jovem sempre recebia queixas pelo fato de se distrair lendo livros, o jovem era Machado de Assis. Impressionado com o talento do menino, Manuel Antonio de Almeida, o apresentou para os amigos e assim iniciou a carreira do jovem no jornalismo.
Em 1858 entrou para a fundação Liceu de Artes e Oficios, como professor.
E em 1861 morreu em um