Biografia de Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. De uma família pobre, estudou em escolas públicas e não chegou a freqüentar uma universidade.
Perdeu a mãe cedo e foi criado pela madrasta no morro do livramento em Rio de Janeiro. Logo depois, seu pai morreu em 1851, e sua madrasta começou a trabalhar como doceira numa escola do bairro e Machado de Assis a ajudava vendendo os doces no colégio. Isso fez com que ele tivesse um contado com os professores e alunos, era provável que Machado de Assis assistisse às aulas no omento que não tivesse trabalhando.
Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenlhou-se em aprender. Escreveram em praticamento todos os gêneros literários. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos políticos-socias da época.
Mesmo sem ter se formado, assumiu vários cargos públicos. E juntamente com colegas mais próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil.
Casou-se com D. Carolina, um casamento de 35 anos, porém não tiveram filhos. A morte de sua esposa, em 1904, é uma sentida perda, tendo o marido dedicado à falecida o soneto Carolina, que a celebrou.
Machado de Assis também foi o fundador da cadeira número 23, e escolheu o nome de José de Alencar, seu grande amigo, para ser seu patrono. Por sua importância, a Academia Brasileira de Letras passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.