Biografia de Luiz Vaz de Camões
Luiz Vaz de Camões nasceu por volta de 1524, e o local parece ter sido Lisboa.
Filho de uma família da pequena nobreza, Luís Vaz de Camões recebeu uma ótima educação, tendo provavelmente cursado Humanidades em Coimbra. Ali, teve contato com autores gregos e latinos.
Quando ele era jovem, frequentava círculos aristocráticos e a boêmia literária de Lisboa. Entretanto, optou pela carreira das armas e combateu no Marrocos, onde perdeu um olho em combate.
Em 1552, ele teve uma briga com, Gonçalo Borges. Ele o feriu com um golpe de espada. Como consequência, foi preso. Passados alguns meses, recebeu o indulto através de uma carta régia de perdão.
Embarcou a seguir para a Índia. Depois viajou para a China, a fim de exercer um cargo administrativo em Macau. Já na viagem de volta, naufragou na costa da Cochinchina. Neste naufrágio teria perecido sua companheira chinesa. Consta que Luís de Camões fugiu a nado, salvando os manuscritos do que seriam sua obra maior, "Os Lusíadas". Nesta mesma obra o poeta narrou o episódio do naufrágio no canto X.
Em setembro de 1560 chegou a Goa, onde acabou novamente preso por dívidas. E suplicou em versos, ao Vice-Rei dom Francisco Coutinho, para que o livrasse da prisão.
Dois anos depois, regressou a Portugal. Trazendo os manuscritos de "Os Lusíadas", pronto para a publicação. Em 1572 a obra foi publicada, por concessão do Rei D. Sebastião, a quem Camões dedicara sua obra-prima.
Apesar da fama e do prestígio como poeta, seus últimos anos foram de miséria. Morreu em 1580 e seu enterro foi pago por uma instituição de caridade, a Companhia dos Cortesãos.
Suas ultimas palavras foram: “Enfim, acabarei a vida e verão todos que fui tão afeiçoado à minha pátria, que não me contentei em morrer nela, mas com ela”. O rei D. Sebastião morrera em 1578 e, dois anos depois, Portugal passou ao domínio da Espanha. O poeta não suportou tanta tristeza.