Biografia de Lightner Witmer
Biografia de Witmer
Nascido em 1867 na Filadélfia, Witmer era filho de um próspero farmacêutico que acreditava na importância da educação. Formou-se na University of Pennsylvania em 1884 e lecionou história e inglês em uma escola particular na Filadélfia, antes de retornar para a universidade a fim de cursar direito. Naquela época não demonstrava interesse em seguir a carreira na psicologia, mas acabou mudando de ideia, pois procurava um cargo remunerado como assistente e um dos disponíveis era no departamento de psicologia de Cattell. Esse é mais um exemplo da influencia do Zeitgeist econômico.
Witmer começou a trabalhar em pesquisas no laboratório de Cattell e esperava obter o Ph.D. na Pennsilvânia, mas Cattell tinha outros planos, ele admirava tanto Witmer que o escolheu como sucessor. Em 1882 Witmer ocupou sua nova posição na University of Pennsylvania.
Durante dois anos, Witmer trabalhou como psicólogo experimental, conduzindo pesquisas e apresentando trabalhos sobre as diferenças individuais e a psicologia da dor. Ao mesmo tempo, buscava uma oportunidade para aplicar a psicologia no comportamento anormal. A chance surgiu em março de 1896, em consequência de uma situação criada pelas circunstancias econômicas da época: o aumento das verbas para a educação publica. Diversos conselhos estaduais estavam estabelecendo departamentos universitários de pedagogia para oferecer orientações a respeito dos métodos e princípios de ensino. Os psicólogos eram procurados para oferecer cursos de especialização em educação e cursos para professores de escolas publicas que almejassem graduação mais avançada.
Witmer ministrou alguns dos cursos estabelecidos para professores de escolas publicas. Em 1896, uma dessas professoras, Margarete Maguire, pediu uma orientação a Witmer a respeito de um aluno de 14 anos que tinha dificuldades para aprender a soletrar, embora se conduzisse bem em algumas outras matérias. Na época surgiu a duvida: Será