biografia de Lewis Munford
Lewis Mumford (1895-1990) foi um escritor norte-americano que escreveu a respeito do impacto da urbanização sobre os homens ao longo da história. A variedade da sua escrita colocou em contato com uma ampla diferença de segmentos, incluindo escritores, artistas,urbanistas, arquitetos, filósofos, historiadores e arqueólogos. Apesar de não ter concluído nenhuma faculdade.Trabalhou em diversos periódicos de respeitado valor na área de arquitetura e urbanismo. Ele era crítico de arquitetura da revista The New Yorker há mais de trinta anos.
A obra publicada em 1961, A cidade na história, ganhou o US National Book Award, um respeitado prêmio literário norte-americano. O autor trabalha com a demografia, com o urbanismo e com a circulação de mercadorias. Faz das formações urbanas, resultado de disputas e de ideais em tensão irresoluta. Escreveu também obras importantes como: “Stick and Stones” (1924) e “The Brown Decades” (1931) e “The Culture of cities” (1938).
As obras de Mumford compartilhar uma preocupação comum com os caminhos da vida moderna como um todo. Apesar de proporcionar possibilidades de maior expressão e desenvolvimento, critica simultaneamente essas possibilidades e, diminuindo assim seu propósito.
“A metrópole, na sua fase final de desenvolvimento, torna-se um artifício coletivo para fazer funcionar esse sistema irracional e para dar aqueles que são na realidade suas vítimas a ilusão do poder, riquezas e felicidades, de se encontrarem no próprio pináculo do desenvolvimento humano. Mas, na realidade, suas vidas acham-se constantemente em perigo, sua riqueza é insípida e efêmera. Seu lazer sensacionalmente monótono e sua patética felicidade maculada por constantes e justificadas antecipações de violência e morte súbita.” — Lewis Mumford
Ele argumentou que o avanço da civilização deve ser cultivado pelo humanismo, e que a tecnologia não deve ser usado para adquirir dominação global, promover a capacidade militar ou corroer