Biografia De Lavoisier
Quatro anos depois de concluir seus estudos, ele ingressou em 1768 na Académie des Sciences, onde havia sido premiado em 1765 com uma medalha de ouro por seu relatório sobre o melhor sistema de iluminação para Paris. Também em 1768 se associou a ferme Genérale, primeiro organismo de arrecadação de impostos.
Em 16 de dezembro de 1771, aos 29 anos, Lavoisier casou com uma jovem aristocrata, de nome Marie-Anne Pierrette Paulze, filha de um dos sócios majoritários da Ferme Générale, que na época tinha apenas 13 anos de idade. Esse casamento foi muito vantajoso para Lavoisier, pois Marie Anne se tornou também sua parceira e assistente de pesquisas científicas. Ela traduzia os mais recentes artigos de Química do inglês para o francês, montava a aparelhagem de vários experimentos e muitas vezes anotava os resultados, além de provavelmente ter dado contribuições em discussões sobre química teórica.
Em 1789, Lavoisier lançou o Tratado Elementar de Química, no qual apresentava uma nomenclatura moderna para os elementos químicos, pois até então se usava a linguagem obscura da alquimia. Outras descobertas de Lavoisier foram a relação do processo de respiração com a combustão, a sugestão do termo “oxigênio” para o gás que foi isolado na época por Priestley e, finalmente, a conhecida lei de conservação da matéria ou lei de conservação das massas, conhecida atualmente pelo seguinte enunciado: Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
Lavoisier teve um fim trágico. No mesmo ano de 1789, teve início também a Revolução Francesa e os membros da Ferme Générale foram colocados como inimigos do povo, foram